
A freguesia de Favaios está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó, o qual integra o distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no nordeste de Portugal. Distante do Porto c. de 150 km e de Bragança c. de 120 km., está a 3 km. de Alijó, possuindo uma área de 20,6 km2, e uma população de c. de 1.500 habitantes, voltados, basicamente, para a vinicultura.
Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX. Até ao liberalismo era constituído apenas pela vila, sendo posteriormente anexadas ao concelho as freguesias de Casal de Loivos, Cotas, Sanfins do Douro, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas.
A freguesia é conhecida pelos vinhos da Adega Cooperativa de Favaios, especialmente pelo moscatel.
Pois bem, é esse nectar que neste momento me esta a animar. Esse nectar que me anima. Que me faz escrever. Que me faz sorrir, que me faz viver...
Assim aqui fica a receita:
Vários vinhos e espumantes são produzidos a partir da uva Moscatel, tendo sempre a característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem sobremesas e, quando gelados, são refrescantes e também como aperitivo.
A uva Moscatel é originária do sul da Itália, onde são produzidos seus principais vinhos. Destacam-se também os vinhos Moscatel de Portugal (região de Setúbal e Douro) e os espumantes Moscatel produzidos no Brasil.
Os vinhos Moscatel têm algumas propriedades medicinais, ajudando a curar lesões desportivas.
Para hoje esta é a receita. Amanha temos mais...buedemerdas
Sem comentários:
Enviar um comentário