terça-feira, 2 de setembro de 2008

Furacão...

Hoje a ver as noticias descobri que afinal, não vale a pena querermos ser furacões...
E então porquê?, devem estar vocês a pensar...
Pois bem, vou passar a explicar.

Segundo a wikipedia: Furacão - Ciclone tropical com ventos máximos sustentados (em 1 minuto) superiores a 120 km/h que situa-se no Oceano Atlântico norte ou no Oceano Pacífico nordeste.

Ora ainda segundo a wiki:
Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões trópicas, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando ar úmido sobe e o vapor de águacondensa. Os ciclones tropicais são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenômenos ciclônicos, como os ciclones extratropicais, as tempestades de vento européias e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de 'núcleo morno'. associado se Estes ciclones são chamados de 'tropicais' porque se formam quase que exclusivamente em regiões trópicas e também por se originarem de massas de ar tropicais marítimas. Estes sistemas são chamados de 'ciclones' devido a sua natureza ciclônica. No hemisfério norte, os ciclones tropicais giram em sentido anti-horário e no hemisfério sul giram em sentido horário. Dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais podem ganhar vários outros nomes, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical.

Pronto, chegamos ao cerne da questão. Um furacão termina em Depressão ( foi isto que o senhor disse na RTP) Ora então um tipo diz-se que é forte, e tal, e mais não sei quê, e no final termina em depressão???
O que vai ser agora de todos aqueles que se auto-intitulam, ou que alguem os intitula de Furacões??? Vai-me levar logo a pensar: "coitado... vai terminar em depressão"... Não me parece justo. Só porque um tipo é bom naquilo que faz (daí o furacão) não tem de se deprimir...

Furacão Katrina, ou no nosso Português Catarina

(ah e tal, cusca lá as tropelias da marau)

E pronto... Por hoje é tudo... Amanhã há mais...

...buedemerdas

Sem comentários: